DICAS PARA PRODUÇÃO DO SEU PROJETO

A gente sabe que não basta apenas criar histórias incríveis, é preciso ter ferramentas poderosas para colocar em prática suas ideias. Por isso separamos aqui algumas dicas de softwares livres ou gratuitos que vão te ajudar em todas as etapas do processo.

A primeira delas é o Free Plane, que pode ser considerado um “organizador de ideias” que utiliza o conceito de mapa mental e que vai te ajudar a organizar tudo o que você criou por meio da metodologia Script Design. Acredite, você vai se surpreender se trabalhar com ele.

A segunda dica, claro, é uma plataforma para escrever seus roteiros que você criou por meio do métdo Script Design. Se é iniciante, pode usar um editor de textos comum como o Libre Office, que tem também outros programas como editor de planilhas, apresentações, etc. Muito semelhante ao Microsoft Office, só que de graça!

Mas se você que algo mais avançado, recomendo o Celtx. Uma das ferramentas mais utilizadas pelos criadores e que traz muitas vantagens pois ele é mais do que um simples editor de textos voltado para roteiros. Ele é uma ferramenta poderosa para pré-produção e produção. Atualmente ele é online e tem versões pagas, mas nós separamos aqui para você a última versão gratuita para usar offline no seu computador.

Antes de ir para a produção é preciso pensar e testar os planos e enquadramentos. É o que chamamos de “previz”, ou pré-visualização de cenas em português. Hoje uma boa solução para isso é o Shot Pro, que tem uma versão gratuita com todas as funcionalidades, mas não salva os arquivos. Lembrando que a licença não é cara e vale muito a pena...

Agora que já está tudo pronto, chegou a hora de editar os seus vídeos! Para isto a sugestão é o Shotcut, um editor de vídeos gratuito que pode ser utilizado em Windows, Linux ou Mac. Este editor combina vários tipos de arquivos com resoluções e taxas de frames diferentes. Além disso ele tem ferramentas para ajuste do áudio, correção de cor, títulos e outros efeitos bem interessantes. É uma ferramenta completa que vai atender desde o iniciante até o mais exigente, aceitando diversos formatos de video para edição.

Mas se você já está em um nível profissional, a dica é partir logo para o Davinci Resolve, um dos softwares mais utilizados no mercado profissional e que, mesmo na versão gratuita, tem todos os recursos necessários para você trabalhar com o mercado.

Caso você queira ir um pouco mais além e criar efeitos visuais incríveis ou animações em 3Dbem realistas, a pedida é o Blender, um software já consagrado não só no universo do audiovisual, mas também dos games, já que com ele é possível também criar jogos. Acredito, ele é capaz de criar efeitos com qualidade de cinema!

Mas se o seu negócio é animação em 2d, o Synfig Studio é uma boa ferramenta para começar os seus projetos. Ele trabalha com gráficos vetorais de forma dinâmica, o que agiliza bastante o trabalho, já que os métodos tradicionais de criação de animações consistem em desenhar quadro a quadro.

E para ajudar a desenhar suas animações ou criar artes incríveis para usar em seus vídeos, a sugestão que damos é o Inkscape. um bom software livre que substitui o Adobe Illustrator ou o Corel Draw na criação de gráficos vetoriais.

Tá bom, entendi… Você também vai precisar de edição e efeitos em fotografia como no Photoshop, certo? Então a sugestão perfeita para você é o Gimp! Um software poderoso que tem inúmeros recursos para você fazer o que quiser com as fotos.

Quer ir mais além? Pois então lá vai! O Darktable é perfeito para fazer tratamento e correção de cores em fotografias, assim como é feito no Adobe Lightroom. Acredite, você vai se surpreender!

Mas tudo não teria graça se não fosse o som, não é mesmo? E a ferramenta certa para isso é o Audacity, que apesar da sua aparência simples tem muitos recursos para edição de áudio de forma profissional.

Quer que o mundo inteiro saiba dos seus trabalhos? Torná-los mais acessíveis para o público? Então não deixe de baixar o Subtlitle Edit! A ferramenta certa para este tipo de trabalho. Com ele vcê vai criar os arquivos de legendas para usar nos players de vídeo das redes sociais.

Pois é…. Com as câmeras gravando vídeos em 4k, o tamanho dos arquivos está ficando cada vez maior, por isso é importante ter um programa que irá compactá-los com qualidade e rapidez, deixando-os otimizados em qualquer mídia. Para isso recomendamos o Handbrake.

Pois bem, esperamos que com estas ferramentas você possa colocar em prática tudo aquilo que criou com a ajuda do método Script Design. Ah? O quê? Ainda não sabe como funciona? Só clicar no botão abaixo para adquirir o método e sair criando histórias incríveis!